quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ANÚNCIO


"... E é inútil procurar encurtar caminho e querer começar já sabendo que a voz diz pouco, já começando por ser despessoal. Pois existe a trajetória, e a trajetória não é apenas um modo de ir. A trajetória somos nós mesmos. Em matéria de viver, nunca se pode chegar antes. A via-crucis não é um descaminho, é a passagem única, não se chega senão através dela e com ela. A insistência é o nosso esforço, a desistência é o prêmio. A este só se chega quando se experimentou o poder de construir, e, apesar do gosto de poder, prefere-se a desistência. A desistência tem que ser uma escolha. Desistir é a escolha mais sagrada de uma vida. Desistir é o verdadeiro instante humano. E só esta, é a glória própria de minha condição. 
A desistência é uma revelação". 
(A Paixão Segundo GH - CLARICE LISPECTOR)

* * * * * * *

Pois é, minhas colegas de auditório. A desistência é uma revelação. É o prêmio. Diante desta adorável constatação trazida à tona graças a nossa bonita e ucraniana amiguinha da foto acima, quero fazer um Anúncio-Manifesto: Eu desisto de desistir. Quero ganhar meu prêmio e obter minha revelação. Quero desistir de desistir. Chega. Quero desistir de desistir da faculdade, quero desistir de desistir do trabalho, das ideologias, dos amores, e de mim mesma. Desistir nunca me levou à nada (a não ser à frustração, prostração e depressão). Desistir é demodé. É cafona e ultrapassado; fede. Desistir sucks. Desistir nunca me levará a lugar algum (mas agora me levará ao prêmio). A desistência é o Diabo vestindo Pakalolo. A desistência é a falência múltipla da obstinação. E eu que não quero desligar os aparelhos do meu bom-senso, ainda que este esteja entre a via e a morte...

Portanto, meus caros, convoco a todos vocês a participarem comigo desse manifesto, ajudando a escrever de maneira mais honesta a minha história, a sua história, a história de todos. 
Porque "a trajetória somos nós mesmos. E em matéria de viver, nunca se pode chegar antes."
Vejo vocês no pódium. 

2 comentários:

  1. Essa tal Clarice é maaaara! Parece que ela ouve a voz da gente! Pelo menos, a minha! Mas Desistir na verdade, não existe! A gente só protela algumas coisas ou deixa de viver aquilo que não era nosso mesmo! Que não era pra ser!
    Mas a única coisa da qual nunca quero deixar de DESISTIR... é de TENTAR!
    Beijos e até o pódium!!!!!!!
    Julle

    ResponderExcluir
  2. Pois é Julle. Desistir é pra perdedores. E como sou uma perdedora... EU DESISTO DE DESISTIR! RS! daí passo a ser uma vencedora. Agora quero meu prêmio, o galardão prometido pela Clarice.

    ResponderExcluir